Projetos Associados

ASSOCIADA E FORMADORA DA APEFP CAROLINA OLIVEIRA PUBLICA ARTIGO EM PRESTIGIADA REVISTA CIENTÍFICA

Um estudo da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) em colaboração do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) concluiu que o horário dos interrogatórios pode influenciar significativamente a precisão das testemunhas oculares em investigações criminais, um avanço que, de acordo com os especialistas, poderá otimizar as práticas de investigação criminal e judiciária. As conclusões do trabalho podem otimizar práticas de investigação criminal e judiciária.

O trabalho intitulado "The Synchrony/Asynchrony Effect on Eyewitness Memory Performance" explorou como o cronótipo – a tendência natural do organismo para estar mais alerta e produtivo em determinados momentos do dia – afeta significativamente a memória de testemunhas oculares.
Publicado na prestigiada revista Journal of Forensic Psychology Research and Practice, o estudo intitulado "The Synchrony/Asynchrony Effect on Eyewitness Memory Performance" foi realizado no âmbito da dissertação de Mestrado em Medicina Legal (ICBAS – Porto) por Ana Carolina Oliveira, sob a orientação do Prof. Doutor Pedro F. S. Rodrigues da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Porto) e coorientação da Prof. Doutora Mariana Pinto da Costa (ICBAS – Porto).

Associado e Formador da APEFP com Crédito no Filme (assistant digital intermediate producer): Mistério em Veneza - Poirot

Gonçalo Oliveira - Produtor e Argumentista

Gonçalo Oliveira is a London based Screenwriter and Producer from Braga, Portugal. Among other things, his script Modern Philosophers won the Best TV Script at the RED International Film Festival. He has a Bachelor of Arts degree in Film and a Master of Arts degree in Screenwriting from the London Film School. He is a DI Producer at Goldcrest Films Post Production.

         

Rosa Proença promoveu o seu livro AFINAL, O QUE É A LIBERDADE? editado pela APEFP nas escolas do concelho da Covilhã

Rosa Proença, professora e associada da APEFP esteve na cidade da Covilhã a promover o seu Livro, editado pela APEFP. A autora promoveu o Livro em várias escolas onde realizou sessões de Filosofia para Crianças sobre a Liberdade e ainda foi convidada do café Literário promovido pelo Município da Covilhã

Inês Lima, associada da APEFP apresenta a sua tese de Mestrado em Filosofia para Crianças na Universidade Católica do Porto

Inês de Lima, apresenta a 1ª tese em Portugal sobre o extraordinário sucesso dos projetos da APEFP em Filosofia para Crianças. A sua experiência na área e investigação como estudo de caso do impacto dos projetos de Filosofia para Crianças da APEFP, em particular dos projetos Pergunto, logo Aprendo e dos Clubes do concelho da Maia Penso, logo Cresço, permitiu que perante o Júri obtivesse uma classificação de 19 valores.

Associada da APEFP, Dra. Maria Bravo com projeto de FpC

LURDES NEVES - apresentou o seu novo livro na FNAC de Braga

A Formadora da APEFP, Lurdes Neves, apresentou o livro "Coaching para Docentes - Um guia para professores do século XXI", 10 casos que são 10 desafios, e propostas de intervenção.
O livro surge como uma ferramenta de apoio aos professores e aos desafios que enfrentam no quotidiano, como motivar, como envolver, como ser capaz de apoiar no processo de aprendizagem, são questões às quais o leitor terá respostas e ferramentas.
Lurdes Neves é Doutorada em Psicologia. Mestre em Psicologia das Organizações pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Ana Rita Rocha, associada e Formadora da APEFP, apresentou no sábado o seu Livro no Fórum Maia.Parabéns à nossa associada pelo contributo para a literatura infanto- Juvenil e pela importância que terá na Filosofia para Crianças.

Doutora Susana Vilas Boas, associada e Formadora da APEFP na área da Religião e Filosofia editou o seu Livro " Perdoar Incondicionalmente". Muitos Parabéns.

Associados desenvolvem projetos educativos

Dra. Lurdes Maravilha edita Livros de Filosofia com Poesia.

A atriz e associada da APEFP , Isabel Fernandes Pinto desenvolve atividades no âmbito da Filosofia para Crianças

Atividades das escolas de Braga no âmbito dos Direitos Humanos

Este projeto conta, mais uma vez, com o apoio de uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Recorde-se que o projeto Filosofia para Crianças tem como grandes finalidades a promoção do espírito crítico e da liberdade de pensar, aliadas ao desenvolvimento do raciocínio e das capacidades argumentativas, procurando a construção de uma "comunidade de investigação", encontrada a comunhão de ideias entre os elementos de um grupo, em crianças entre os 6 e os 10/11 anos de idade. No segundo ciclo, incentivando o pensamento individual e valorizando o esforço de pensar por si próprio e de defender as suas opiniões, procura-se, nas sessões, reservar o espaço/tempo para que cada participante possa expor as suas ideias e desenvolver os seus raciocínios acerca de um determinado tema. Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce. O PIICIE é liderado pela CIMBB, em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.