Eugénio Oliveira
Eugénio Oliveira é Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia -UCP de Braga; Docente do Grupo 410 - Filosofia; Fundador e Presidente da APEFP ( 2008); É um dos mais destacados dinamizadores em Portugal e Internacional da Filosofia Aplicada/Prática; Membro da Rede Internacional de Estudos, Investigação e Formação em Filosofia Aplicada; Autor e Coordenador das Obras/Livros da APEFP; Coordenador da Equipa Científica de acreditação dos Manuais de Filosofia do 10º e 11º ano.
Formador acreditado pelo CCPFC em diversas áreas de Formação e Consultor da Formação Contínua de Educadores e Professores.
É Formador das formações de Certificação em Filosofia para Crianças de Nível 1 e 2 que constituiem as formações acreditadas mais replicadas da história da Formação Contínua de educadores e professores no nosso país.
É Formador de outras formações acreditdas; Pensamento Crítico; Ensaio Filosófico, Ética e Deontologia e outras.
Conferencista e palestrante nas escolas do ensino público e privado.
Miguel Coimbra
Miguel Coimbra, Licenciado em Filosofia pela UCP de Braga; docente no ensino particular e destacou-se ao serviço da Porto Editora como Coordenador dos autores de Manuais de Filosofia dos 10º e 11º anos.
É membro dos órgãos sociais da APEFP e tem colaborado em diversas palestras realizadas sobre o tema da FILOSOFIA COM HUMOR.
É Formador do Centro de Formação da APEFP na área do Pensamento Crítico; Filosofia e Religião e de Estética.
João Paulo Braga
João Paulo Braga é Licenciado em Ensino de Português. Lecionou na UCP de Braga. Leciona no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco em V.N. de Famalicão.
Reconhecido especialista em estudos Camilianos e orador em diversas conferências.
É Formador em diversas ações no Centro de Formação da APEFP na área específica do Grupo de Português, nomeadamente em Camilo Castelo Branco ( várias ações), Os Maias de Eça de Queirós e ainda o Sermão do Padre António Vieira.
Gonçalo Oliveira
Gonçalo Oliveira é Licenciado pela Escola de Artes da UCP do Porto. Fez o seu Mestrado em ScriptWriter (Argumentista) pela London Film School- Londres.
É Escritor/Diretor/ Produtor e Argumentista em Cinema.
O seu Argumento Modern Philosophers ganhou o prêmio de melhor Argumento para TV no RED International Film Festival.
Tem participado em vários festivais de curtas-metragens como Produtor e Argumentista.
É Formador da APEFP em ações de curta duração na área do Cinema e tem sido convidado para ministrar Masterclasses em Cinema para alunos e professores.
Anabela Maciel
Licenciada em Tecnologias da Informação e Comunicação. Pós Graduação pela UCP. Coordenadora das TIC APEFP.
Docente e Investigadora.
Formadora acreditada pelo CCPFC e Formadora no Centro de Formação da APEFP das ações de formação de:
- Excel básico e avançado para educadores e professores;
- Aplicações digitais para educadores e professores;
- PADLET: uma ferramenta pedagógica digital inovadora
- CANVA e o seu uso como recurso de aprendizagem
Artur Galvão
Artur Galvão é docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UCP de Braga. É um destacado especialista em Filosofia Prática e possui diversas formações acreditadas por vários Centros de Formação na área específica de Filosofia. Recorrentemente convidado para Cafés Filosóficos e diversas conferências. Colaborador ativo da APEFP tem também editado vários artigos em revistas científicas e nos Livros editados pela APEFP.
Formador pelo Centro de Formação da APEFP das Ações de Lógica Informal; de Popper e Kuhn; de Filosofia e Amor e outras. Também formador de diversas ações de curta duração: As Virtudes de Questionar; Quem sabe de Sabedoria? e outras. Colabora nas ações de Pensamento Crítico e nos Cafés Filosóficos.
Susana Vilas Boas
Susana Vilas Boas é docente na Universidade de Granada - Espanha. Doutoramento em Teologia "Le Pardon entre Memoire et Esperance. Pour une Lecture Theologique de Paul Ricoeur".
É Formadora do Centro de Formação da APEFP em diversas ações de curta duração e em Curso de Formação destinados aos professores dos Grupos 290,400 e 410.
Tem participado em diversos cafés Filosóficos promovidos pela APEFP.
Fernando Nuno Fadigas
Licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra.
Doutorado pela Universidade do Porto em Ética e Filosofia.
Autor de Manual de 11º ano de Filosofia e de Psicologia do 12º ano da Porto Editora.
Destacado Formador e Orador em diversas Conferências. Tem várias publicações e autor de Livros e Manual de Filosofia.
Formador de professores na área da Filosofia e Cinema, da Filosofia para Crianças e da Lógica Proposicional.
É membro da APEFP e um Colaborador ativo.
Lurdes Neves
Doutorada em Psicologia. Mestre em Psicologia das Organizações pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Licenciada em Psicologia pela mesma Faculdade. Ministrou cerca de 5000 horas de formação nas áreas de formação comportamental, Avaliação de Desempenho, Gestão de Trabalho em Equipa, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Diagnóstico, Conceção, avaliação e Gestão global da Formação, Motivação, Liderança de Equipas e Coaching (Business e Life Coaching) com públicos diversificados do setor público e privado, em pós graduações e mestrados. Detém experiência comprovada como quadro de um grupo económico de elevado relevo nacional na área da Gestão da Formação e desenvolvimento de Equipas de Trabalho. Autora de diversas comunicações e publicações científicas na área do coaching e liderança.
Ana Maria Costa
Licenciada pela Escola de Belas Artes do Porto; Mestre em Psicologia das Emoções; Possui Atelier de Artes - Pedaços D`Alma;
Artista reconhecida com diversas exposições nas principais Galerias de Arte e outros espaços.
Formadora do Centro de Formação da APEFP em ações de curta duração: Terapia pela Arte; Arte para Crianças- uma metodologia para professores; Mandalaterapia para docentes.
Ana Raquel Oliveira Gonçalves
Ana Raquel Oliveira Gonçalves é Licenciada em Psicologia e possui Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica.
Formadora do Centro de Formação da APEFP nas ações de curta duração: Alunos Desafiantes, Estratégias interessantes; Emocionalmente- estratégia eficazes para gerir emoções na sala de aula; Hiperatividade e Défice de Atenção; A mente vai à Escola; Não é o que dizes, é a forma como dizes: estratégias para lidar com os Encarregados de Educação, Mente sã para uma Aprendizagem Plena.
Participou em Programas ERASMUS+
Stella Zita de Azevedo
Licenciada em Filosofia e Doutorada em Bioética da finitude : a questão bioética no pensamento contemporâneo pela UCP do Porto. Formadora de Professores na área da Bioética. Possui ainda o Curso de Aconselhamento Ético e Filosófico pela APEFP. Conferencista nas áreas da Hermenêutica Fenomenológica, Saúde e Filosofia do Corpo
.
Ana Oliveira
Ana Luísa Oliveira é licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho com especialização em jornalismo e vídeo e mestre em Cinema Documental, na Escola Superior de Media, Artes e Design. Foi jornalista durante quase uma década, colaborou em vários meios de comunicação, do rádio à televisão passando pela imprensa escrita. Desde 2014 tem trabalhado também na área da produção e argumento, tendo um papel importante na pesquisa de desenvolvimento de documentários. Atualmente é responsável pelo projeto educativo "Escola.Cinema.Ação", é formadora nos projetos Filosofia para Crianças e Somos Feitos de Palavras para crianças do 1º ciclo. Trabalha ainda como freelancer em diferentes áreas: copywriting, realização e produção. Na área audiovisual está a produzir a série documental "Gentes da Minha Terra" e o documentário "Vouguinha".
José Miguel Oliveira
Licenciado pela Faculdade de Filosofia - UCP de Braga. Mestrado em Filosofia pela Universidade do Minho.
Formador da Formação de Ética, Direito e Política nas aprendizagens essenciais do 10º ano: o pensamento político de J. Rawls, R. Nozick e M. Sandel - liberalismo, libertarismo e comunitarismo
Marcos Bazmandegan
Doutor em Filosofia, com especialização em Filosofia da Religião pela UCP (Braga). Fez o seu percurso académico nas áreas da Filosofia e dos Estudos da Religião (Teologia, Ciência das Religiões). Foi docente no ensino particular e investigador do CEFH-UCP. É investigador associado do CICMER-ULHT e membro da Societas Spinozana (Roma). Conselheiro filosófico no projeto Conatus – Consultório online de Aconselhamento Filosófico. Trabalha na coordenação editorial dos Manuais de Filosofia e de Psicologia da Porto Editora.
Formador do Centro de Formação da APEFP em Filosofia da Religião.
Luís Farinha
Luís Farinha reparte a sua vida entre o ensino, a investigação e a disseminação da história e da cultura portuguesa contemporâneas. Está agregado como investigador doutorado ao Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL). Dirigiu e editou a revista História (2002-2007). Foi Comissário da Exposição "Viva a República! 1910-2010" e da Exposição "Morte à Morte!", (A.R., 2017). Dirigiu o Museu do Aljube Resistência e Liberdade (2015-2020). É autor de uma obra diversa no domínio da história e da cultura. Coordena atualmente uma coleção de biografias de deputados constituintes do período democrático (A.R., 2017-2023).
Jéssica Silva
Mestre em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica, com Especialização Avançada em Terapias Cognitivo Comportamentais e em Sexologia Clínica e Terapia de Casal. Apresenta experiência em psicologia clínica, comunitária e sexologia bem como, enquanto formadora, com diversas faixas etárias - desde crianças a idosos. Procura abraçar projetos de forma voluntária no campo da igualdade e diversidade de género. Integrou vários programas europeus de intercâmbio, englobando temas de relevância infantojuvenil, entre outros, no âmbito da sexualidade, o impacto do mundo online e inclusão. Dispõe de publicações científicas no campo do sono.
Ana Paula Silva
CEO Sábia Sugestão (Gestão de Pessoas)
Psicóloga Clínica
Formadora da APEFP das ações de curta duração: Como Combater a Depressão na classe docente; Combater o Burnout na classe docente; Combater a Ansiedade na classe docente
.
Sandra Caravana
Psicóloga Cínica com Mestrado em Educação e Intervenção Comunitária.
Formadora das ações de formação de Curta Duração: Storytelling: como contar histórias na escola?; O Príncipe Desencantado e a Bruxa Empática
Daniela Nascimento
Daniela Nascimento é doutorada em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra, Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro Europeu Inter-Universitário de Direitos Humanos e Democratização de Veneza e licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É investigadora do Centro de Estudos Sociais, integrando a Linha Temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos, e professora Associada com Agregação no Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Formadora da APEFP da Formação de Direitos Humanos e Missões de Paz
Ana Rita Rocha
Licenciada em Filosofia e com Mestrado em Educação Especial pela Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
Facilitadora acreditada de Filosofia para Crianças e Formadora de Educadores e Professores; Palestrante e conferencista; Autora de livros de literatura infanto-juvenil
Formadora do Centro de Formação da APEFP da ações de Curta duração: Espectro de Autismo - Nível 1: Conhecer e Intervir; Síndrome de Asperger no Feminino e convidada dos Cursos de Filosofia para Crianças e Jovens.
Ana Cláudia Cardoso
Licenciada em Filosofia e com Mestrado na área da Educação Especial.
Professora e Formadora de varias ações de Formação na área do Socorrismo.
Formadora do Centro de Formação da APEFP da ação de Curta Duração: Escola Inclusiva: uma escola para todos.
Sílvia Neves
Professora do 2º Ciclo do Ensino Básico, de Português. Pós-graduada em Educação, pela Universidade Aberta e Mestre em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica, pela Escola Superior de Educação João de Deus.
Desenvolve projetos escolares e workshops na área do bullying e da violência escolar e da Educação para a Felicidade.
Formadora da APEFP na ação de curta duração: "Como Prevenir o Bullying e a Violência Escolar".
Liliana Manuela Cruz Melo
Docente do grupo 300 e professora bibliotecária sendo também Coordenadora das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Seia.
Formadora com Certificado de Registo de Formador, nas áreas e domínios: A9I Ciências Documentais; B115 Tecnologia e Comunicação Educativa; C106 - Didáticas Específicas (português); C113 Tecnologias Educativas; C19 Organização das Bibliotecas Escolares
Tem participado nalguns encontros nacionais, nos quais dá a conhecer as práticas da biblioteca como sendo o coração da escola. É utilizadora e criadora de recursos digitais, do uso das ferramentas digitais, quer no âmbito da biblioteca e na sala de aula, como suporte de metodologias ativas
.
Maria de Fátima Correia
Formadora no âmbito da Formação Contínua de Professores de inúmeras ações em regime presencial nos seguintes domínios: Francês, Português, Didácticas Específicas e Organização de Bibliotecas Escolares, em vários Centros de Formação de Professores (Barreiro, Moita e Açores - Ilha Terceira e S. Jorge); em sistema e-learning no Centro Formação Lezíria do Tejo (Santarém) e no Centro de Formação APEFP(Desenvolver as literacias com a biblioteca escolar).
Ana Mécia Marques
Licenciada em Terapia da Fala, tem um Mestrado em linguística e Doutoranda em Ciências da Linguagem, onde investiga o impacto da Comunicação Não Violenta em contexto de prestação de cuidados de saúde
Conta com 2 décadas de experiência na estimulação da comunicação, linguagem e fala de bebés, crianças e jovens, nomeadamente, em contexto de Escola de Referência para a Educação Bilingue, em ilhavo
Um dos seus propósitos profissionais é ajudar pessoas a melhorar a sua comunicação e a sua voz, independentemente do contexto, numa abordagem de clareza e eficácia.
Por isso, também é formadora em várias áreas da Terapia da Fala como Fonética e Fonologia, Dificuldades na Leitura e Escrita, Treino Vocal e Dicção. Na área do Public Speaking, dá formação em Comunicação e Oratória, Organização do Discurso para apresentações, reuniões, entrevistas, em contextos académico e profissional.
Ana Carolina Oliveira
Licenciada em Criminologia e Justiça Criminal, pela Universidade do Minho, e Mestre em Medicina Legal, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, tem vindo a desenvolver investigação na área da Psicologia Forense/Psicologia Experimental, com artigo cientifico publicado na revista internacional "Journal of Forensic Psychology Research and Practice", intitulado "The Synchrony/Asynchrony Effect on Eyewitness Memory Performance" ("O efeito de sincronia/assincronia no desempenho da memória de testemunhas oculares").
Neste âmbito, tem vindo a dar Ações de Formação de Curta Duração na APEFP sobre a influência dos picos de atividade no desempenho escolar - "Desvendar os segredos dos picos de atividade em crianças e jovens para melhorar o desempenho escolar".
Paulo Alexandre e Castro
Paulo Alexandre e Castro é investigador integrado no IEF-UC, Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra e professor visitante na Universidade de Caxias do Sul (Brasil). Tem Doutoramento em Filosofia da Mente (UMinho), Mestrado em Fenomenologia e Hermenêutica, e Licenciatura em Filosofia (FLUL). Fez pós-doc em Arte Digital na Universidade Fernando Pessoa.
Lecionou em diversas instituições do ensino superior como a UIlisboa, ELACH-UMinho, FBAUL, e o Politécnico de Viseu. Autor de diversas obras ensaísticas (e literárias) de que se destacam, Challenges of the Technological Mind. Between philosophy and technology (London: Palgrave Macmilan/Springer, 2024); The Social World after Covid-19 (Newcastle upon Tyne/UK: Cambridge Scholars Publishing, 2022); Descuido. Ensaios para pensar um conceito (Campinas/Brasil: Pontes Editores, 2022); Ways of seeing films. Cinema and Philosophy. (Coimbra: Pub. Instituto de Estudos Filosóficos, 2021); Ensaios (modernos) de Filosofia Antiga. (Porto: Edições Esgotadas, 2019).
Marco Cruzeiro
Licenciado em Filosofia, pela UCP de Lisboa, frequentou, em 2015, um MOOC de Neurociências proporcionado pela Duke University. Em 2018 concluiu o mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Administração e Organização Escolar, na UCP do Porto. Possui também uma Pós-Graduação em Administração e Gestão Financeira Pública, no ISCSP da Universidade de Lisboa . A linha de investigação que tem vindo a desenvolver tem sido dirigida para a análise de políticas públicas nas suas múltiplas vertentes.
É professor do quadro do ensino público e formador de professores, acreditado pelo CCPFC nas áreas e domínios de Administração Escolar e Práticas de Administração Escolar.